Clássicos da Arquitetura: Rodoviária de Fortaleza / Marrocos Aragão

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Ao edifício entra-se pelo lado do sol. Uma marquise quadrada cujo lado mede vinte e um metros sombreia o acesso principal e as vias de embarque e desembarque. A fachada frontal noroeste, a mais extensa, e as fachadas laterais sudoeste e nordeste configuram-se como um muro espesso de seção trapezoidal, marcado por reentrâncias, nichos, e pequenas aberturas recuadas. Incorporam recintos de serviço em seu interior de modo a ampliar sua espessura, e assim sua inércia térmica. Formam um U, ou um grampo, que circunda e encerra o interior do edifício.

Clássicos da Arquitetura: Rodoviária de Fortaleza / Marrocos Aragão - Imagem 7 de 32
Cortesia de Marrocos Aragão

O edifício conforma-se em base a uma retícula modular quadrada cujo lado mede três metros. O muro exterior materializa essa modulação em faixas verticais que intercalam planos preponderantemente opacos, lisos e brancos, e planos preponderantemente reticulados, subdivididos e permeáveis à luz através de vidros de cores variadas. As faixas opacas determinam os limites do edifício. As faixas reticuladas recuam cinquenta centímetros em relação àquelas, porém mantendo os planos que a subdividem alinhados aos planos opacos, configurando brises ora verticais ora horizontais.

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Cortesia de Marrocos Aragão

A espessura do muro diminui ligeiramente em altura, visto sua seção inclinada, e varia de acordo às reentrâncias das fachadas e à profundidade do recinto interno adjacente. Ao rés do chão, as faixas intercaladas da fachada principal refletem-se em recintos de um metro e meio, e dois metros de profundidade, chegando a seis metros se são somados os ambientes principais adjacentes. Nas fachadas laterais, há por vezes recintos únicos de seis metros de profundidade, ou cinco metros e meio nas faixas recuadas. As últimas quatro faixas em suas extremidades, nas pontas do muro em grampo, são mais rasas: ora um metro ora um metro e meio. Os ambientes do segundo pavimento são acessados através de uma varanda elevada aberta ao interior do edifício. Ela conclui a espessura total dos muros perimetrais.

Perspectiva interna (anteprojeto prévio)
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© Regis Capibaribe

O fechamento zenital do edifício é feito através de módulos estruturais que conjugam pilar e coberta. São materializados em concreto armado e deixados com as linhas de suas fôrmas à vista. Quinze módulos alinhados, dispostos em três filas paralelas à fachada de acesso, cobrem a superfície delimitada pelos muros externos. Entre eles, uma fresta translúcida de um metro ilumina o interior. Outros dezoito módulos cobrem as três ilhas de embarque e desembarque destinadas aos ônibus. Estão situados três metros abaixo e aos fundos do edifício, e separados em três grupos de seis, por sua vez ordenados em duas filas perpendiculares à fachada de acesso. Ao todo, trinta e três módulos protegem o edifício da insolação zenital direta.

Clássicos da Arquitetura: Rodoviária de Fortaleza / Marrocos Aragão - Imagem 29 de 32
Planta térreo. Image Cortesia de Natália Costa Cavalcante

A separação entre pilar e coberta é visível. Ambos apresentam formas singulares. Os pilares apresentam seis metros de altura. As bases inferior e superior são quadradas, porém de tamanhos diferentes e giradas a partir do centro quarenta e cinco graus entre elas. A base inferior mede um metro e meio de lado e a base superior, a sua metade, setenta e cinco centímetros. De cada vértice de ambas as bases partem duas arestas, de tal forma que produzem oito planos triangulares isósceles, que são o que finalmente determinam a forma do pilar.

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via Cidades Brasileiras em Postais

A coberta de cada módulo estrutural é definida pela união de quatro paraboloides hiperbólicos idênticos, que em vista superior conformam um quadrado cujo lado mede oito metros e meio, de tal modo que os limites da coberta projetam um quadrado cujo lado mede dezessete metros. As arestas perimetrais dos paraboloides são horizontais e estão quatro metros acima do topo dos pilares, criando uma altura total de dez metros no interior do edifício.

Clássicos da Arquitetura: Rodoviária de Fortaleza / Marrocos Aragão - Imagem 24 de 32
© Regis Capibaribe
Fortaleza, Brasil

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Localização do Projeto

Endereço:Fortaleza - State of Ceará, Brasil

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Sobre este escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Clássicos da Arquitetura: Rodoviária de Fortaleza / Marrocos Aragão" 25 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763847/classicos-da-arquitetura-rodoviaria-de-fortaleza-marrocos-aragao> ISSN 0719-8906

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